Morte

Categories: Artigos

Hoje pensaremos em Gálatas 5.24-26.

 

Só vive pelo Espírito quem morreu para o pecado. Só vive para o pecado quem morreu para o Espírito. Não existe um meio termo de vivo para o pecado e vivo para Deus.Se encontrar o Caminho e viver uma vida guiada pelo Espírito é, como diz a Palavra, passar da morte para a vida (João 5.24), é também o caminho inverso em relação ao pecado: é passar da vida para a morte. “Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos.” (Gálatas 5:24). Veja, quem crucifica a carne, as paixões, os desejos, deseja matá-la, não nutri-la. Uma vez que fomos crucificados com Cristo em Sua morte, morremos nós também para nossa vida egoísta e centrada em nós mesmos.

 

Agostinho, um dos pais da Igreja, vivia uma vida “devassa e imoral”, como ele mesmo coloca em suas Confissões. Ao conhecer a Verdade, ainda sentia-se atraído pela vida que levava. Entretanto, a consciência de que “os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne” cresceu tanto dentro dele que, enfim, reconheceu-se morto, crucificado com Cristo:“E vossa misericórdia pairava sobre mim. Em quantas iniquidades me corrompi e quantas curiosidades sacrílegas me entreguei, até me precipitar, abandonando-vos, nos profundos abismos de infidelidade e no serviço enganador dos demônios a quem ‘sacrificava’ as minhas maldades”. (Confissões 3.5). Este não é um caminho fácil, porque tentamos fazê-lo nas nossas forças. Muito tempo desperdiçamos tentando mudar com força de vontade, livros de autoajuda, opiniões, pedidos de orações, campanhas, quando tudo o que precisávamos fazer era permanecer em Jesus – esta é a forma natural e indolor. O problema é que permanecer tem um preço: é preciso abandonar as paixões e desejos e andar guiado pelo Espírito. Como a maioria de nós não quer fazer isto, postamos mensagens no Facebook, damos dinheiro na igreja, usamos o jargão “em nome de Jesus”, pedimos que os outros orem por nós, para tentarmos de alguma forma alcançar um atalho para esta vida com Cristo: uma vida regada de Suas bênçãos e provisões enquanto eu vivo para mim mesmo e para meus desejos e paixões.

 

“Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” (Gálatas 5:25). Querido, em nome de Jesus, entenda isto: só vive pelo Espírito quem morreu para o pecado. Só vive para o pecado quem morreu para o Espírito. Não existe um meio termo de vivo para o pecado e vivo para Deus. Ou entendemos que morremos com Cristo em Sua crucificação e ressuscitamos com Ele no terceiro dia para uma vida guiada pelo Espírito ou nos enganaremos a vida inteira levando uma vida de pecado, de presunção, de inveja e de contendas apenas para, no fim, escutarmos: “Então eu lhes direi claramente: ‘Nunca os conheci. Afastem-se de mim vocês, que praticam o mal! ’” (Mateus 7:23). Aqueles que pagarem o preço de permanecer, de crucificar suas vontades e desejos, aqueles que abrirem mão de guiar suas vidas para viverem guiados pelo Espírito, ouvirão outra frase: “Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Venham, benditos de meu Pai! Recebam como herança o Reino que lhes foi preparado desde a criação do mundo’.” (Mateus 25:34).

 

De uma forma ou de outra, morreremos – esta é uma certeza da vida. Melhor estar morto agora para o meu ego e viver para sempre com o Eterno!

 

Graça e paz.

 

Compartilhe esse link:
Author: Davi Pessanha

Eu sou aquele cara... aquele mesmo. Isso! Lembrou? Não? Tá, deixa pra lá... ^_^