Hoje pensaremos em Colossenses 3.1-4.

“Porque, como imaginou no seu coração, assim é ele. (…)” (Provérbios 23.7). Não, querido, isso não é Teoria da Atração. Não tem nada a ver com um mistério e nem com um segredo oculto. Na verdade, é uma coisa bem lógica: aquilo que ocupa o teu pensamento ocupa você. É na direção em que você olha que caminhará. É no teu foco que está o teu objetivo. Simples assim. Imagine uma pessoa que utiliza todo o tempo livre que tem planejando um suposto golpe na empresa em que trabalha. Ela pensa nas vulnerabilidades do prédio, nos horários sem vigilância, nas chaves que precisaria e onde elas estão. Todo momento que pode, ela repassa este plano fictício na mente. Um dia, um colega do trabalho diz que tinha vontade de aplicar um golpe, mas que precisava de um bom plano. Hipoteticamente eles conversam sobre isso. Hipoteticamente eles chamam outras pessoas e, hipoteticamente, eles marcam um dia. Isso vai crescendo até que, de fato, aplicam o golpe. Complicado? Que nada, é o que fazemos todas as vezes que erramos! Planejamos, vivemos o momento, repassamos passo a passo, apenas por diversão, apenas de modo imaginário. Um dia, quando a oportunidade aparece, consumamos o erro. A ocasião não faz o ladrão, querido; apenas o revela.

“Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: ‘Estou sendo tentado por Deus’. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte. Meus amados irmãos, não se deixem enganar.” Tiago 1.13-16.

Cobiça, sedução, planejamento, pecado, morte: esta é a sequência que leva à destruição de vidas, famílias, moral, histórias. Tudo nasce na mente, na cogitação, no desejo. Como derrotar esta sequência maligna de fatos que nos assediam todo dia?

“Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3.2,3.

Se o teu pensamento está focado no erro, é para lá que você vai. Se é na direção do pecado que o meu olhar está posto, é exatamente esta a direção em que andarei. Agora, se já estamos mortos para o pecado e nossa vida foi escondida em Deus, por que viveríamos namorando o pecado? Por que flertaríamos com ele a ponto de gerar novamente uma cobiça que gera morte? Se nossos pensamentos estiverem escondidos em Deus, assim como a nossa vida, ocuparemos nossa mente com as coisas do Reino, com as pegadas no Caminho, com a Verdade, com o compartilhar da Vida. Se mantivermos os nossos pensamentos, o nosso foco, no alto, no céu, é para lá que caminharemos. Que eu e você ajustemos o nosso foco todos os dias na direção da Vida Eterna!

 


Você sabia que o “Que Tal Pensarmos?” virou livro? Confira em: www.ibmsj.com.br/que-tal-pensarmos-1!

 

Graça e paz.

 

Compartilhe esse link:
Author: Davi Pessanha

Eu sou aquele cara... aquele mesmo. Isso! Lembrou? Não? Tá, deixa pra lá... ^_^