INFLUÊNCIA | Que tal Pensarmos?

Categories: Artigos

Hoje pensaremos em 2ª Timóteo 1.1-5.

Cá estamos nós em 2018! Que você tenha um ano repleto de realizações e que a bênção do Eterno esteja sempre com você e com a sua família! Este é um tempo de avaliação e de começar a colocar ação nas metas propostas para o ano. Você tem as suas, eu tenho as minhas. Portanto, para colocar ação nas minhas metas, que tal pensarmos sobre influência?

Já dizia a raposa na obra “O Pequeno Príncipe” (sempre choro no final do filme), “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas” (A. S. Exupéry). Ter o poder de influenciar alguém é uma grande responsabilidade. E, como você bem sabe, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades” (Ben, Tio). Nem todos aqueles que influenciam as pessoas entendem esta responsabilidade e muitos dos que influenciam nem deveriam estar fazendo isso. Para o bem ou para o mal, estamos influenciando as pessoas à nossa volta o tempo todo: o corte de cabelo, a roupa a ser usada, os filmes e séries a serem assistidos, os jogos a serem jogados, os livros a serem lidos… Influenciamos também na forma de tratar certas pessoas, na forma de olhar para certos indivíduos, o que comentar sobre determinadas pessoas, os julgamentos a emitirmos sobre outras… Você vê como isso é sério? Pensando assim, como fazer bom uso da influência?

Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, segundo a promessa da vida que está em Cristo Jesus, a Timóteo, meu amado filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Dou graças a Deus, a quem sirvo com a consciência limpa, como o serviram os meus antepassados, ao lembrar-me constantemente de você noite e dia em minhas orações. Lembro-me das suas lágrimas e desejo muito vê-lo, para que a minha alegria seja completa. Recordo-me da sua fé não fingida, que primeiro habitou em sua avó Lóide e em sua mãe Eunice, e estou convencido de que também habita em você. 2 Timóteo 1.1-5.

Este texto é muito legal, porque Paulo diz que fica com a consciência tranquila quando olha para Timóteo. Quando ele pensa na influência que teve na vida deste jovem pastor, quando vê suas atitudes no rapaz, ele vê que fez um bom trabalho com a sua influência. Lembra-se do texto de 1 Coríntios 11.1?

Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo. 1 Coríntios 11.1.

Este texto não demonstra a arrogância de alguém que se julga perfeito, mas a humildade de alguém que luta com todas as forças para chegar a se parecer com alguém que é muito superior. Já que Jesus não estava mais ali em corpo, então Paulo falou com os coríntios: “Façam como eu faço. Empenhem-se em parecer com Ele.

Não existe nenhum tipo de influência mais poderoso e transformador que aproximar as pessoas do Pai Eterno através de Jesus. Nada mais pode mudar a nossa vida eternamente. Dar a sugestão de um carro econômico, de um investimento financeiro com bons dividendos, de um filme engraçado, de um bom lugar para jantar, tem a sua validade. Ajudar as pessoas a vencerem seus medos, lidarem com suas lutas internas, partirem do sonho para a realização de grandes conquistas tem a sua importância. Agora, ajudar uma pessoa a encontrar a fonte da Vida, a encontrar a Eternidade, isso não tem preço. Inspirar uma pessoa a entregar a vida a Jesus, a empenhar-se na propagação do Evangelho, a dedicar sua vida na transformação de outros, isso sim vale qualquer esforço. Por isso Paulo falou que estava tranquilo: olhando para o jovem Timóteo, para a sua fé, para o seu compromisso, para a sua paixão por Jesus, ele deve ter pensado consigo: “Posso não ter vivido tão bem como queria, posso não ter alcançado tudo o que planejei. Mas, olhando para este garoto, uma coisa eu sei: o Evangelho não vai parar em mim”.

E você, e eu? Como influenciaremos as pessoas em 2018? O ano só começou!

 


Você sabia que o “Que Tal Pensarmos?” virou livro? Confira em: www.ibmsj.com.br/que-tal-pensarmos-1

 

Graça e paz.

 

Compartilhe esse link:
Author: Davi Pessanha

Eu sou aquele cara... aquele mesmo. Isso! Lembrou? Não? Tá, deixa pra lá... ^_^